
O que fazer em Buenos Aires
Há muitos lugares especiais para conhecer e atrações para fazer em Buenos Aires, desde a Casa Rosada até o Caminito. Nesta seção você encontrará as atrações turísticas de Buenos Aires além de lugares menos conhecidos.
Bem-vindo a Buenos Aires, um destino perfeito para quem quer aproveitar um pouquinho da Europa sem sair da América! A capital da Argentina encanta com seu icônico Obelisco, a colorida Caminito em La Boca, a charmosa Recoleta e o famoso do Teatro Colón, considerado um dos melhores do mundo. Uma cidade onde tango, gastronomia e arquitetura europeia se misturam para criar um ambiente único em qualquer época do ano.
Para descobrir todos os seus encantos, especialmente em uma primeira visita, nada melhor do que participar de uma visita guiada por Buenos Aires ou de um tour privado pela cidade portenha. Se preferir explorar a cidade com mais comodidade, pode optar por um tour panorâmico por Buenos Aires. Além disso, para acessar muitos dos monumentos mais famosos enquanto economiza dinheiro, o cartão turístico Buenos Aires Tourist Pass é uma excelente opção.
Os monumentos mais importantes de Buenos Aires
A Avenida 9 de Julio é, por si só, um dos grandes atrativos da capital argentina por ser considerada a avenida mais larga do mundo. Mas, além disso, lá você também encontrará outro importante monumento da cidade, o Obelisco, uma estrutura imponente de 67 metros de altura. Não é à toa que é um dos pontos mais fotografados da cidade.
Localizada na Plaza de Mayo, o coração da capital, está a Casa Rosada, um dos cartões-postais da cidade. Sede do governo argentino, o local também impressiona com sua imponente fachada de tom rosado e sua rica história. Na mesma praça também está a Catedral Metropolitana de Buenos Aires, de estilo neoclássico, famosa por abrigar o local de descanso de José de San Martín, herói da independência argentina e por ter sido sede do arcebispo Jorge Bergoglio, o Papa Francisco.
O Teatro Colón, inaugurado em 1908, é um dos monumentos culturais mais icônicos de Buenos Aires. Considerado um dos teatros de ópera mais importantes do mundo graças à acústica impecável e arquitetura deslumbrante. Outro cenário emblemático de Buenos Aires é o Caminito, uma rua-museu com casas coloridas e paralelepípedos. Caminhar por suas vielas é como mergulhar na essência portenha!
Para explorar esses e outros marcos históricos de Buenos Aires, um free tour pelo centro da cidade, uma visita guiada pelo Teatro Colón e um free tour por La Boca uma são ótimas opções.
Cafés históricos, livrarias icônicas e a paixão pelo tango em Buenos Aires
Buenos Aires guarda muitos outros lugares de grande valor cultural e histórico que merecem ser explorados, além dos cartões-postais da cidade. O Café Tortoni é um dos cafés mais antigos e tradicionais da cidade. Fundado em 1858, tem um ambiente clássico e decoração em estilo Belle Époque, que fazem dele um verdadeiro ícone portenho.
Se você é apaixonado pelo mundo da leitura, não pode deixar de conhecer a El Ateneo Grand Splendid, uma das livrarias mais bonitas do mundo, instalada em um antigo teatro com uma impressionante cúpula pintada e seus balcões preservados. É onde, inclusive, o tour pelas livrarias de Buenos Aires finaliza com chave de ouro.
E para mergulhar na cultura argentina, assistir a um espetáculo de tango é imprescindível! Buenos Aires conta com diversas casas de shows que oferecem apresentações emocionantes da dança argentina com música ao vivo. Aqui estão algumas opções de espetáculos de tango em Buenos Aires:
Monumentos e atrações turísticas
Os melhores museus de Buenos Aires
O Museu Nacional de Belas Artes abriga uma das coleções de arte mais importantes da América Latina. Você encontrará obras de artistas renomados como Rembrandt, Goya, Van Gogh e Monet, além de uma grande coleção de arte argentina. O museu está localizado na Recoleta, em um edifício imponente que se destaca na paisagem da cidade.
Além disso, Buenos Aires conta com outros museus fascinantes que merecem uma visita. Algumas experiências imperdíveis incluem:
- Museu MALBA (Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires): ideal para quem quer conhecer obras de artistas icônicos como Frida Kahlo, Diego Rivera e Tarsila do Amaral. Você adquirir esse ingresso do MALBA que também inclui um tour pela cidade.
- Museu Evita: perfeito para aprender mais sobre a vida e o legado de Eva Perón, uma das figuras mais emblemáticas da Argentina.
- Museu de Arte Moderna de Buenos Aires (MAMBA): um espaço inovador com exposições de arte contemporânea nacional e internacional.
- Museu do Boca Juniors: essencial para os apaixonados por futebol, este museu narra a história de um dos clubes mais famosos do mundo e permite explorar os bastidores do estádio. Visite o estádio La Bombonera e o museu neste tour do futebol por Buenos Aires.
- Ingresso do Museu Carlos Gardel: um mergulho na história do tango através da vida e obra de seu maior ícone.
Os bairros mais populares de Buenos Aires
Buenos Aires é repleta de bairros que refletem sua diversidade cultural e sua rica história. Cada um deles possui uma identidade própria e atrativos que encantam todos os tipos de visitantes.
A Recoleta é um dos bairros mais elegantes da capital argentina, conhecido pela arquitetura europeia, por abrigar o famoso Cemitério da Recoleta, onde descansa a amada Eva Perón, além de ser lar de cafés sofisticados, museus e praças charmosas. Faça uma visita guiada pela Recoleta e um free tour pelo cemitério do bairro para conhecer um dos bairros mais populares de Buenos Aires.
Localizado às margens do Rio da Prata, Puerto Madero é o bairro mais moderno de Buenos Aires. Lá, você encontrará arranha-céus imponentes, restaurantes refinados, casas de tango, espaços verdes e a icônica Ponte de la Mujer. Para conhecer esse bairro de Buenos Aires, faça um free tour por Puerto Madero.
Se você quer mergulhar na cultura e tradição portenha, uma visita guiada pelo bairro de San Telmo é imperdível. Suas ruas de paralelepípedos, feiras de antiguidades e apresentações de tango ao ar livre fazem desse um dos lugares mais autênticos da cidade. Aos domingos, a Feira de San Telmo atrai visitantes em busca de lembranças únicas e da atmosfera boêmia do bairro.
Sem dúvidas, um dos bairros mais populares da capita argentina é La Boca, famoso pelo Caminito e por abrigar La Bombonera, a casa do Boca Juniors, que é um verdadeiro templo para os amantes do futebol. Faça o free tour por La Boca para conhecer esse icônico bairro.
Explorando as áreas verdes de Buenos Aires
Além de sua arquitetura imponente e bairros históricos, Buenos Aires encanta por suas áreas verdes, que oferecem refúgio e lazer em meio à agitação urbana. No bairro Palermo, você encontrará alguns dos principais parques da cidade, como o Parque Tres de Febrero, o Jardim Japonês e o Jardim Botânico.
O Parque Tres de Febrero, também conhecido como Bosques de Palermo, é um dos mais emblemáticos e conhecidos da capital. Lá, você encontrará o famoso El Rosedal, com mais de 18.000 roseiras, pontes encantadoras, estátuas e um lago onde é possível andar de pedalinho.
Já o Jardim Japonês é um verdadeiro oásis de tranquilidade que proporciona um contato especial com a cultura japonesa. Você verá pontes vermelhas, lagos repletos de carpas e áreas verdes, que oferecem uma atmosfera serena na cidade.
E para quem busca história e beleza paisagística, o Jardim Botânico é a opção ideal. Fundado no final do século XIX, o parque abriga mais de 5.000 espécies de plantas e esculturas clássicas em meio a jardins de diferentes estilos.
Há também outras opções de parques e áreas verdes em Buenos Aires que oferecem espaços perfeitos para desfrutar da natureza sem sair da capital argentina.
O que fazer perto de Buenos Aires?
A capital da Argentina é um ótimo ponto de partida para conhecer vários outros destinos, graças à sua localização privilegiada. Cruzando o Rio da Prata, está uma das cidades mais charmosas do Uruguai, Colônia do Sacramento. Também há opções de excursões para destinos no interior da província, nas quais você pode descobrir mais sobre as tradições gaúchas no país e, inclusive, visitar uma aldeia de estilo medieval.