Colonia del Sacramento

Colonia del Sacramento

Também conhecida como Colonia, Colonia del Sacramento é uma cidade tranquila e encantadora localizada no sudoeste do Uruguai.

É um destino tranquilo e acolhedor onde o tempo parece ter parado, por isso passear por suas ruas de pedras é um verdadeiro prazer, assim como desfrutar da cordialidade das pessoas que moram nesse lugar onde a pressa não existe.

Com uma interessante união entre a arquitetura espanhola, portuguesa e pós-colonial, o centro histórico de Colonia foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1995 e escolhido como cenário para alguns filmes de época graças ao seu excelente estado de conservação.

O que ver em Colonia del Sacramento

Colonia é um destino maravilhoso onde a paz e a harmonia convidam os visitantes a passear por suas ruas antigas, capazes de transmitir tranquilidade e serenidade. Colonia conta com diversos lugares interessantes, entre os quais acreditamos que vale a pena destacar os seguintes: 

  • Basílica do Santíssimo Sacramento: Erigida sobre um antigo rancho ao longo do século XVI, é uma das igrejas mais antigas do Uruguai em bom estado de conservação. Testemunha e sobrevivente de guerras e bombardeios, este cálido templo se conserva transmitindo sua majestosa serenidade. 
  • Calle de los Suspiros: É uma das ruas mais agradáveis e interessantes da cidade. A rua dos Suspiros é um espaço tranquilo de chão de pedras em que as típicas casas com paredes de adobe decoradas com cores diferentes formam um cenário peculiar. É possível ver o interior das típicas casas populares do século XVIII transformadas em lojas ou restaurantes. 
  • Plaza Mayor: O centro histórico de Colonia é um maravilhoso conjunto onde se destaca sua agradável praça central, onde podemos ver os restos de algumas antigas construções como as ruínas da Casa do Governador.
  • Farol: Construído em 1855 sobre os restos de um antigo convento, o farol é uma construção muito apreciada, porque representou o fim dos naufrágios que aconteciam na zona. Sua parte superior oferece uma boa vista de toda a cidade.
  • Portón de Campo: Considerado um símbolo histórico de Colonia, esse portão construído em 1745 forma um importante conjunto histórico junto com os muros e a ponte construída sobre o fosso. 
  • Praias: Além da sua rica história e arquitetura, Colonia conta com cinco quilômetros de costa ao longo da qual se estendem a Praia Honda, el Álamo, Oreja de Negro, el Balneario e a Praia del Real de San Carlos.

Como ir a Colônia

A única forma de ir de Buenos Aires até Colonia del Sacramento é por meio de um barco da empresa Buquebús.

Existe a opção de fazer o trajeto em um barco rápido, que tem uma duração de uma hora e 15 minutos, ou com um barco mais lento, que leva três horas para fazer o percurso. Os preços variam em função das datas e do tipo de barco escolhido e costumam custar entre 500 e 1.500 pesos por trajeto.

Você pode consultar os horários e comprar as passagens através do site oficial da empresa Buquebús:

Se você está fazendo uma viagem pelo Uruguai, você pode ir a Colonia de Sacramento de ônibus ou então alugando um carro