Moeda de Buenos Aires

Moeda de Buenos Aires

A moeda oficial de Buenos Aires é o peso argentino (ARS). Sua origem remonta a 1991 e seu símbolo é $. Conheça as peculiaridades do sistema financeiro argentino e saiba onde sacar dinheiro em Buenos Aires.

Notas e moedas

Em Buenos Aires você encontrará moedas de 1, 2, 5 e 10 pesos argentinos e moedas de 25 e 50 centavos. Há alguns anos, encontravam-se também moedas de 1, 5 e 10 centavos, mas essas praticamente já não estão mais em circulação. No verso das moedas aparecem árvores da Argentina. 

As notas atualmente em circulação são as de 5, 10, 20, 50, 100, 200, 500 e 1.000 pesos, e trazem impressos monumentos importantes e paisagens naturais do país. 

Em dinheiro ou com cartão?

A tendência na Argentina é pagar em dinheiro nas lojas e restaurantes, algo que pode chocar um pouco os turistas de outros países. Em Buenos Aires é possível pagar com cartão de crédito na maioria dos estabelecimentos, mas fique atento às taxas cobradas pelo banco. 

Em lugares mais afastados da capital ou em comércios pequenos, é possível que lhe peçam para pagar em dinheiro ou exijam um valor mínimo de compra para que se possa pagar com cartão. 

Onde trocar o dinheiro?

A melhor opção para conseguir pesos argentinos é trocar reais ou dólares em casas de câmbio de Buenos Aires. Há muitas casas de câmbio oficiais na capital e você também pode conseguir pesos nos bancos

Nas casas de câmbio dos aeroportos a troca é menos vantajosa, por isso recomendamos que você troque dinheiro na cidade ou apenas o estritamente necessário no aeroporto, se for o caso.

Nas ruas do centro de Buenos Aires você verá que há pessoas que oferecem "dólar blue", um tipo de "câmbio paralelo" de dólares americanos a pesos que costuma ser mais vantajoso que as transações feitas pela cotação oficial. Ao fazer o câmbio no mercado paralelo, apenas tenha cuidado para fazê-lo com uma casa de câmbio ou agente que seja de confiança, assim você evitará comprar dinheiro falso.

Importante

Lembre-se que você terá que mostrar seu passaporte para trocar dinheiro na maioria dos bancos e casas de câmbio de Buenos Aires.

Tipo de câmbio

O real vale aproximadamente 11,2 pesos argentinos. O valor de câmbio costuma variar com bastante frequência.