Cataratas do Iguaçu

Cataratas do Iguaçu

Localizadas entre o Brasil e Argentina, as Cataratas do Iguaçu são formadas por 275 quedas d’água de até 80 metros de altura que formam um dos maiores espetáculos da natureza.

Escolhidas como uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo, as cataratas formam uma paisagem maravilhosa capaz de fazer os visitantes se emocionarem com sua magnitude impressionante. 

Dois países: Argentina e Brasil

Parque Nacional Iguazú

O lado argentino inclui 80% do território das cataratas e é um dos mais bonitos, embora seu vizinho brasileiro também seja incrível.

O melhor ponto de partida para visitar o lado argentino é Puerto Iguazú, uma agradável região situada a 23 quilômetros das cataratas. 

  • Passeio de barco: Uma das atividades mais impressionantes consiste em um passeio de barco pelo Rio Iguaçu, já que o barco passa por baixo de algumas das imponentes cascatas para refrescar os visitantes.
  • Garganta do Diabo: A queda com maior fluxo e altura forma um espetáculo majestoso que pode ser contemplado a poucos metros de distância. 
  • Quatis: O parque está cheio desses divertidos animais, que costumam se aproximar dos bares e restaurantes para tentar roubar os visitantes desprevenidos. 
  • Passeios sob a lua cheia: Cada vez que é lua cheia, as cataratas adquirem um brilho especial e durante 5 dias do mês alguns privilegiados podem participar das visitas noturnas. 

Parque Nacional do Iguaçu

Com apenas 20% das cataratas em seu território, o lado brasileiro oferece vistas tão importantes quanto as do lado argentino graças à natureza selvagem que rodeiam as águas turbulentas.

O ponto de partida para conhecer o lado brasileiro é Foz do Iguaçu, cidade em que Brasil, Argentina e Paraguai fazem fronteira. 

  • Passeio de helicóptero: Sobrevoar as cataratas é uma experiência única, especialmente para aqueles que nunca viajaram de helicóptero. De todos os modos, sendo objetivos, a melhor forma de ver e “sentir” as cataratas é de barco. 
  • Passeio de barco: Assim como no lado argentino, é possível fazer um passeio para contemplar a imensidão das cascatas mais de perto.
  • Safári: Um passeio através do parque na companhia de um dos guias é a forma ideal de conhecer os animais que se escondem entre a vegetação. 

Outra visita interessante e bem perto de Foz de Iguaçu é a Represa de Itaipú, a segunda maior hidroelétrica do mundo, atrás apenas da Represa das Três Gargantas na China. É possível fazer um tour para conhecer as instalações. 

Como ir às Cataratas do Iguaçu

A grande distância que separa Buenos Aires e as Cataratas do Iguaçu (1.400 quilômetros) faz com seja necessário viajar de avião. O trajeto de Buenos Aires até o Aeroporto Internacional Puerto Iguaçu dura menos de duas horas e os preços das passagens de ida e volta costumam rondar os 250 dólares.

Você pode consultar os horários e comprar as passagens de avião com o melhor preço aqui: 

Ao chegar em Puerto Iguazu, é possível ir às cataratas de carro, táxi, ônibus ou contratando uma excursão.